Conecte-se conosco

MEI

Posso ter Razão Social para MEI

Publicado

em

Razão Social MEI

O Microempreendedor Individual (MEI), como já se sabe, é uma modalidade criada para formalizar trabalhadores individuais que, até então, permaneciam sem regularização. A inscrição no MEI providência ao negócio um CNPJ, caracterizando-o como empresa.

No cenário empresarial, inclusive, ouve-se muito alguns conceitos, como razão social, nome fantasia, marca… Será que, por meio da formalização, tais expressões podem ser endereçadas ao MEI?

O que é razão social?

Primeiro, vamos definir razão social. Em palavras mais simples, é o nome legal da empresa, ou seja, aquilo que vai aparecer no cartão do CNPJ, nos contratos, alvarás, licenças, registros, enfim, todo documento de cunho oficial.

É a denominação e da assinatura pelos quais é conhecida uma empresa comercial, seja ela uma sociedade limitada ou anônima. Por ser a designação da empresa, não há a possibilidade de duas corporações terem a mesma razão social no mesmo estado e no mesmo ramo de atividade.

A razão social também é conhecida como  Nome Comercial, Denominação Social ou Firma Empresarial. Deve ser registrada em cartório ou na Junta Comercial do seu estado e é o primeiro item pedido pelo Contrato Social quando ele é pedido.

O seu nome é formado pelo nome e sobrenome, certo? No caso da razão social, a denominação deve constar a identificação própria, ramo principal de atuação e enquadramento jurídico.

Por exemplo: Mariana Oliveira Cerimonial Eireli.

E nome fantasia, o que é?

Se a razão social é o nome, o nome fantasia é o apelido da empresa. De forma mais clara, é como ela é conhecida de maneira mais popular. O nome fantasia é aquele que o empresário vai usar para fazer sua divulgação, colocar na fachada, entre outros canais.

O nome fantasia pode ou não ser igual à razão social. Mas, é interessante que você escolha um nome original, chamativo, para atrair a atenção das pessoas.

O MEI pode ter razão social e nome fantasia?

O MEI não pode ter razão social porque é registrado sob o nome do próprio empreendedor e não ser uma sociedade. Mas, pode ter um nome fantasia! Para isso, basta atualizar seus dados cadastrais no Portal do Empreendedor. Porém, não registra na Junta Comercial.

Para escolher, é interessante que o MEI certifique-se de que é exclusivo, se identifique com o produto ou serviço oferecido, pense no público alvo, sejam de fácil memorização e tenha um slogan.

O MEI pode registrar uma marca?

A marca é o símbolo, a identidade visual da empresa, por meio da qual todos vão se lembrar dela. Para ser de simples memorização, deve ser formada por palavras ou combinação de letras, figuras ou os dois elementos juntos.

É o M do McDonald’s, a estrelinha da Mercedes ou a frutinha do Guaraná, entendeu?

O MEI pode ter uma marca, mas, deve se lembrar de que a criação de um nome fantasia não garante estar criando uma marca. Esta deve ser registrada no Instituto Nacional da Propriedade Intelectual, o INPI.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS