Contador pode ser MEI?

Afinal, contador pode ser um microempreendedor individual? Descubra neste artigo se essa classe se enquadra no MEI.

0

Infelizmente o contador não pode ser MEI, esta decisão aconteceu em 2018, quando os profissionais da área contábil deixaram de fazer partes das atividades permitidas no programa do Microempreendedor Individual – MEI.

O contador sem dúvidas é um dos parceiros do microempreendedor, quando esta modalidade foi criada em 2008, muitos brasileiros deixaram a informalidade de lado e criaram com ajuda de um contador seu primeiro negócio formal.

Mesmo não sendo obrigatório a necessidade de um contator para abrir uma empresa MEI, a grande maioria das pessoas se sente mais confortável em pedir ajuda de um contador na hora de abrir seu MEI.

Alternativas ao contador MEI

A grande maioria dos contadores que montaram seu negócio utilizando o MEI, informaram que abrir uma empresa fora desta modalidade irá inviabilizar seu negócio, por conta dos altos custos de abrir uma empresa mesmo enquadrado no Simples Nacional.

As alternativas para os contadores que ainda sim querem montar seu negócio são:

  • EI – Empresário Individual: Sem obrigatoriedade de capital inicial mínimo, não precisa de sócios, as dívidas da empresa se estende a pessoa física, ou seja, o contador terá de responder suas dívidas mesmo após dar baixa na empresa.
  • Eireli – Empresa Individual de Responsabilidade Limitada: Precisa de capital social de 100 vezes o valor do salário mínimo, não precisa de sócio, as dívidas não se estende a pessoa física após baixa da empresa.

Para aqueles que sonham em ter seu próprio negócio, o Simples Nacional, mesmo não sendo tão barato quanto o MEI, é uma alternativa para iniciar seu próprio negócio.

Contador pode ser MEI?
Avalie este artigo

você pode gostar também