Conecte-se conosco

MEI

Tipos de empréstimos para MEI

Publicado

em

Empréstimo MEI

A formalização é um dos passos mais importantes para a constituição de um negócio. É através dela que o empreendedor vai, de fato, existir como pessoa jurídica e usufruir das vantagens que isso pode oferecer.

Uma delas é a obtenção de empréstimos. Muitas vezes, o MEI percebe que seu negócio pode crescer, mas, ainda não dispõe do capital próprio para investir, portanto, recorre às linhas de crédito.

Confira, a seguir, os empréstimos disponíveis para microempreendedor individual (MEI) e do que você vai precisar para solicitar um junto às instituições financeiras.

O que preciso para pedir um empréstimo para MEI?

A primeira coisa a fazer é uma análise da situação. Empréstimos requerem um compromisso regular de contra pagamento. Ou seja, a instituição que conceder a linha de crédito só irá fazê-lo se tiver certeza de que receberá o dinheiro de volta.

Por isso, é importante que o empreendedor avalie se terá condições de quitar as parcelas do crédito que recebeu. Mas, antes disso, deve verificar se aquele dinheiro, de fato, virá para contribuir no crescimento de seu negócio.

Isso é importante para que o empresário verifique se não assumirá um compromisso sério na hora errada e que pode arruinar sua empresa se não honrar com os pagamentos. Caso esteja inseguro, é interessante buscar ajuda profissional para fazer essa avaliação.

Ok, é interessante fazer o negócio crescer e, para isso, é necessário levantar o capital? Então, mãos à obra! Monte um plano de negócios detalhando suas projeções de crescimento e como pretende chegar lá.

Normalmente, os bancos pedem um relatório tanto do que a empresa já rendeu quanto do que pretende render. Mas, procure fazer projeções reais, ou seja, condizentes com o tipo de negócio que dirige. Estimativas surreais causam desconfiança e não geram resultados.

Além da projeção, é necessário planejamento da quantia necessária, o quanto renderá e crescerá com esse montante e como pretende pagar pelo empréstimo. Isso é importante para verificar qual valor da parcela pode ser encaixado na sua despesa mensal.

Uma ferramenta que pode ajudar é a planilha de fluxo de caixa. Ah, outra coisa muito importante é ter em mente que o empréstimo que vai pegar tem que ser usado na sua empresa, e não para despesas pessoais!

Quais empréstimos o MEI pode pegar?

Microcrédito

Linha que disponibiliza valores menores para empréstimo e, por isso, trâmites menos burocráticos para obtenção. Normalmente, não há o acesso ao sistema financeiro tradicional e inclui empréstimos de, no máximo, R$ 20 mil.

Os microcréditos têm algumas características próprias, como ausência de garantias reais, concessão de crédito rápido, baixo custo de transação, metodologia específica e ação econômica de impacto social.

Instituições que podem conceder: BNDES, Caixa, bancos comerciais, bancos múltiplos, cooperativas, agências de fomento, bancos de desenvolvimento, sociedades de crédito e organizações da sociedade civil de interesse público.

Empréstimo MEI Banco do Brasil

Empréstimo MEI Banco do Brasil

Do que vocë vai precisar para solicitar um empréstimo para o Banco do Brasil:

  • CNPJ
  • Comprovante de endereço residencial
  • Documentos pessoais do MEI
  • Certidão Simplificada da Junta Comercial ou Certificado de Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI)

Empréstimo MEI Caixa

Empréstimo MEI Caixa Econômica Federal

Você precisa providenciar a seguinte documentação para obter linhas de crédito junto à Caixa:

  • Documentos pessoais do MEI
  • Certidão Simplificada da Junta Comercial ou Certificado de Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI)
  • Comprovante de endereço residencial
  • Ficha de Cadastro do Microempreendedor Individual disponibilizado no site da Caixa

Cartão MEI BNDES

Funciona como um tipo de cartão de crédito que auxilia na obtenção de capital, além de permitir compra de bens e equipamentos. Para solicitar, o MEI precisa providenciar a seguinte documentação:

  • declaração de situação regularizada junto a órgãos públicos
  • certificado de regularidade do FGTS
  • certidão negativa de débito (CND)
  • certidão de dívida ativa da União ou conjunta positiva que tenha efeitos de negativa de débitos quanto aos tributos federais
  • conta para pessoa física em uma das seguintes instituições: BRDE, Caixa, SICOOB, Itaú, Banrisul, Banco do Brasil, Bradesco

Assista ao vídeo elaborado pelo Sebrae PR sobre como obter empréstimo para MEI:

https://www.youtube.com/watch?v=44pTUwIYdlI

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS