Conecte-se conosco

MEI

Quanto custa montar um posto de combustíveis no Brasil?

Publicado

em

Quanto Custa Montar um Posto de Combustível

Um posto de combustíveis é uma instalação comercial que armazena gasolina, diesel, etanol e lubrificantes para veículos motorizados. Os postos de gasolina oferecem um dos três tipos de serviços a seus clientes: serviço completo, serviço mínimo ou autoatendimento.

Uma empresa deste tipo com serviço completo tem atendentes que operam as bombas. Eles geralmente limpam o pára-brisa e, às vezes, verificam o nível de óleo do veículo e a pressão dos pneus. No exterior, como nos EUA, existem postos de gasolina de autoatendimento. Ou seja, o cliente realiza todo o serviço necessário.

Visão geral da indústria

A indústria de postos de gasolina ao longo dos anos experimentou uma certa volatilidade. De fato, à medida que mais pessoas adquirem automóveis, a demanda por combustíveis aumentou. Como a renda disponível per capita continua a aumentar, alguns proprietários de automóveis optam por comprar combustível premium, cujo preço é mais alto do que o combustível de baixa octanagem.

Assim como outras indústrias, a indústria de postos de gasolina também experimentou seu quinhão de altos e baixos. Este ramo de negócios é de fato muito grande e prospera em todas as partes do mundo.

O grande avanço na indústria veio como resultado do aumento da compra de veículos. Isso pode ser atribuído a Henry Ford, quando ele começou a vender automóveis que a classe média podia pagar. Na tentativa de se manter à tona em uma indústria altamente competitiva, os proprietários se esforçam para garantir que eles tornem suas instalações acolhedoras e condizentes para os clientes.

Preço de um posto de combustível

Postos de gasolina agora têm serviços de vulcanização, lavagem de carro, lojas de conveniência, cafés, lanchonetes e salões de beleza, a fim de aproveitar as oportunidades em torno deles para gerar mais renda.

Embora a indústria de postos de gasolina possa ser considerada uma indústria competitiva, ela não impede de forma alguma os empreendedores que são criativos e financeiramente capazes de continuar avançando no setor. Na verdade, é uma indústria lucrativa, especialmente quando a empresa está bem localizada.

Sem dúvida, estradas movimentadas e cidades movimentadas com população crescente são altamente adequadas para postos de combustíveis.

Custo para abrir um Posto de Combustíveis no Brasil

A análise de custo no que se refere ao início de um negócio de posto padrão no Brasil deve constar algumas variáveis. Por exemplo:

  • Custo da instalação de um posto de gasolina de serviço simples ou completo. Por exemplo, reparos, lavagens de carros e peças em geral.
  • Venda de produtos relacionados com automóveis,
  • Fornecimento de alinhamento, balanceamento e serviços de vulcanização,
  • Venda de produtos em um serviço de conveniência.

Outros fatores que podem ser ligeiramente diferentes em termos de custo são:

  • Custo para o fornecimento de combustíveis automotivos (diesel, etanol e gasolina),
  • Custo de mão de obra e custo de transporte e logística,
  • Impostos locais,
  • Apólices de seguros,
  • Taxa de incorporação de empresas e aluguel/leasing, entre outros fatores.

Acima de tudo, quando se trata de iniciar uma empresa de desse tipo, você deve estar preparado para alugar ou arrendar um terreno padrão e centralizado ao longo de uma estrada principal ou via expressa com bom tráfego humano e de veículos. Essa será uma das áreas em que espera-se que você gaste a maior parte do seu capital inicial.

Estima-se que um empresário que queira investir nessa área precise investir entre R$ 750.000 e R$ 4.500.000,00 no Brasil. Estes valores são uma estimativa média e incluem todas as despesas com impostos, funcionários e comerciais.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS