Conecte-se conosco

MEI

Jornalista pode ser MEI?

Publicado

em

Jornalista pode ser MEI?

Não existe carreira fácil no Brasil, qualquer profissão passa por dificuldades na hora de conseguir um emprego, e com o Jornalismo não é diferente. Nas últimas décadas a área passou por transformações profundas, onde as redações ficaram cada vez mais enxutas, exigindo adaptação dos jornalistas ao mercado de trabalho.

Muitos profissionais, passando pela dificuldade de conseguir um bom emprego, decidem partir para a carreira solo e empreender, iniciando seu próprio negócio.

Sem dúvidas, abrir uma empresa não é nada fácil, tampouco barato, principalmente no Brasil, onde altos impostos e burocracias dificultam o começo do pequeno empresário.

Para aqueles que não desejam abrir o próprio negócio, outra opção recorrente é trabalhar como freelancer. Porém, na maioria das vezes os contratantes exigem que o prestador emita nota fiscal dos serviços, o que só é possível com um CNPJ.

Diante desse cenário, felizmente a modalidade de Microempreendedor Individual veio para facilitar a vida de muita gente.

Jornalista pode ser MEI?

Apesar de ser uma boa alternativa para formalização da categoria, jornalistas não podem ser MEI. Isso porque a categoria não está na relação de atividades permitidas, disponível no Portal do Empreendedor.

Vale lembrar que profissões que necessitam de regularização legal e formação não são permitidas ao MEI.

Uma saída encontrada por esses profissionais é atuar como redator freelancer, como citado acima. Nesse caso é permitido se cadastrar como um microempreendedor individual. Para isso, jornalistas devem abrir MEI na categoria digitador independente 8219-9/99.

É importante, no entanto, ficar atento e ter certeza que está cumprindo todos os requisitos para se enquadrar na categoria MEI, sendo primordial registrar faturamento máximo de até R$ 81 mil por ano.

Vantagens de um jornalista MEI?

Além de sair da informalidade, o jornalista que abrir seu MEI irá atuar de forma regularizada com o Governo, garantindo todos os benefícios previdenciários. Além disso, poderá contratar um colaborador, emitir nota fiscal, dentre muitos outras vantagens de ser um MEI.

Publicidade
3s Comentários

3 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS