Conecte-se conosco

MEI

Quais formas de obtenção de crédito são permitidas para microempresas?

Publicado

em

Vem aí um novo Refis. Sua empresa já está preparada?
Você sabe o que é a microempresa? Trata-se do empreendimento que possui  faturamento anual de R$ 360 mil. No conceito do Sebrae, a “microempresa é a sociedade empresária, a sociedade simples, a empresa individual de responsabilidade limitada e o empresário, devidamente registrados nos órgãos competentes”.

E se o meu empreendimento perceba faturamento anual superior a esse valor? A partir daí, deve ser enquadrada como empresa de pequeno porte. A Lei Geral das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte foi instituída em 2006 e dispõe sobre o tratamento dispensado à microempresa. Esses empreendimentos podem optar pelo regime tributário específico.

Esse regime possui carga reduzida de impostos mediante o enquadramento no Simples Nacional.

Passo a passo para adquirir linha de crédito

1º passo: identificar a necessidade de crédito

Valor do financiamento e a finalidade do recurso pretendido.

2º passo: buscar informações e escolher a instituição financeira

Informações sobre as linhas de financiamento que se enquadram nas necessidades de crédito identificadas e quais instituições financeiras operam com tais linhas.

3º passo: analisar os fatores de restrição

Estar com os fatores de restrição (situação legal, garantias, capital próprio etc.) adequados às exigências das instituições financeiras.

4º passo: elaborar o plano de negócios

Mostrar ao banco que o projeto é financeiramente viável elaborando o plano de negócios.

5º passo: efetuar o pedido de financiamento

Ir até a instituição financeira e apresentar ao gerente de pessoa jurídica a documentação necessária, as garantias solicitadas e o plano de negócios, mostrando a viabilidade do projeto.

Daí, é só aguardar a liberação ou restrição do empréstimo solicitado.

Como funciona o crédito para a microempresa

A linha de crédito é muito bem vinda para quem quer crescer mas, não dispõe de recursos financeiros. Claro que, antes de assumir a dívida, o empreendedor deve analisar se essa aquisição é necessária, pois, constará de um compromisso mensal que pode trazer problemas caso não seja quitado.

Por isso, é importante que o empresário mantenha o controle do seu fluxo de caixa, acompanhando prazos de pagamento a fornecedores e recebimento de clientes. Feita essa análise, o empreendedor pode recorrer a algumas linhas de crédito específicas para microempresas, como listamos a seguir:

  • Micro, Pequena e Média Empresa e Pessoa Física: programa do BNDES. Acesse aqui.
  • Caixa para sua empresa: Programa da Caixa Econômica Federal. Veja mais informações neste link.
  • Programa de Financiamento às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte e ao Empreendedor Individual: promovido pelo Banco do Nordeste e pode ser acessado aqui.
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS