Conecte-se conosco

MEI

Como iniciar sua plantação de café? Dicas e Instruções

Publicado

em

O café é a segunda commodity mais negociada no mundo, no valor de US$ 90 bilhões por ano. Então, sem dúvida, a produção de café é um negócio lucrativo para os empresários. No entanto, a cafeicultura exige uma área adequada de terra, infraestrutura e investimento de capital.

Basicamente, as plantas de café são arbustos ou pequenas árvores. O café tem o grande potencial de mercado tanto no comércio nacional quanto internacional. O café verde (não torrado) é uma das commodities agrícolas mais comercializadas no mundo.

Os principais países produtores de café do mundo são o Brasil, o Vietnã, a Colômbia, a Indonésia, a Etiópia, a Uganda e a Índia.

Importância econômica da plantação de café

O café é uma bebida popular e uma mercadoria importante. Geralmente, os pequenos produtores nos países em desenvolvimento ganham a vida cultivando café. O consumo total de café é superior a 2,25 bilhões de copos no mundo todos os dias.

Basicamente, mais de 90% da produção de café ocorre nos países em desenvolvimento. No entanto, o consumo máximo ocorre principalmente nas economias industrializadas. O café é um dos principais produtos agrícolas de exportação em todo o mundo.

Atualmente, a indústria do café possui uma cadeia de commodities que envolve produtores, intermediários exportadores, importadores, torrefadores e varejistas antes de chegar ao consumidor.

De acordo com estimativas da International Coffee Organization (ICO), cerca de 25 milhões de famílias dependem do cultivo e venda de grãos, a maioria dos quais são agricultores de pequena escala. Além do mercado de varejo, as cafeterias são as principais consumidoras de café.

Benefícios do café

  • O café melhora os níveis de energia, humor e vários aspectos da função cerebral.
  • Além disso, pode aumentar a queima de gordura no corpo e aumentar a taxa metabólica.
  • O café contém vários nutrientes importantes, incluindo riboflavina, ácido pantotênico, manganês, potássio, magnésio e niacina.
  • O café parece diminuir o risco de desenvolver depressão e pode reduzir drasticamente o risco de suicídio.
  • Além disso, o café é uma das maiores fontes de antioxidantes.

Coisas a considerar na plantação comercial de café

Como qualquer outro negócio de plantação, a cafeicultura também é um negócio de longo prazo. Então, você precisa planejar adequadamente. Se você quiser apenas cultivar café, entre em contato com uma unidade de processamento antes. Depois da colheita, você precisará mandar o café fresco para as unidades de processamento.

A cafeicultura requer planejamento financeiro e gerencial. O plano de negócios deve consistir na exigência de mão-de-obra, insumos agrícolas e custos operacionais. Finalmente, a plantação de café é um negócio intensivo em dinheiro. Você precisa ter apoio financeiro para arcar com as temporadas de colheita.

Melhores variedades para a plantação de café

Você pode encontrar muita variedade de café em todo o mundo. No entanto, você deve escolher a variedade de acordo com a condição agroclimática da sua área. O café arábico é uma das variedades predominantes cultivadas nos cinturões de café do mundo. Prefere clima fresco e altas altitudes.

Condição Agroclimática para a Plantação de Café

A altura mais adequada é de 1000-1500 metros acima do nível do mar para a variedade arábica. Além disso, precisa de uma precipitação anual de 1600-2500 mm. A umidade relativa da região deve ser de 70 a 80%.

Plantação Comercial de Café – Etapas Básicas

Preparação da terra

Primeiro de tudo, divida a terra em blocos de tamanho conveniente, com caminhos e estradas dispostos no meio. Na área, você pode adotar o plantio de terraços e contornos. O espaçamento para café arábico e robusto é de 2 a 2,5 m e 2,5 a 4 m, respectivamente, em qualquer direção.

Você pode plantar as mudas de 16 a 18 meses de idade durante junho ou setembro-outubro. Coloque a muda no buraco com a raiz principal e as raízes laterais estendidas na posição correta.

Prática de berçário

Em geral, você pode aumentar as mudas de duas maneiras. Seja nos berçários ou nos pequenos sacos. Para semear as sementes de café, prepare os canteiros de germinação de 1 metro de largura e de comprimento a uma altura de 15 cm do nível do solo. Semeie apenas as sementes de café selecionadas e certificadas.

Após a semeadura, cubra as sementes com uma fina camada de solo finamente peneirado. Além disso, forre com uma camada de palha de arroz que garante a temperatura ideal para a germinação de sementes e protege as sementes da dessecação.

Para mais informações sobre o tema, seria interessante procurar um profissional especializado em plantação de café na região em que você vive.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS