Conecte-se conosco

MEI

Como fazer um fluxo de caixa para MEI

Publicado

em

Fluxo de Caixa MEI

Aqui, já tratamos de como fazer uma planilha de fluxo de caixa, lembra? Pois bem, essa é a ferramenta imprescindível para controlar suas entradas e saídas, mantendo a saúde financeira de seu negócio.

Mas, afinal, o que é o fluxo de caixa? Como o MEI pode fazer um fluxo de caixa? É complicado? A seguir, você verá que trata-se de uma operação importante e de fácil execução, que poderá ser colocada em prática desde o início de seu empreendimento.

O que é um fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é, literalmente, o fluxo, o caminho do capital no caixa de uma empresa. Explicando de forma mais simples, corresponde ao que foi recebido e o que foi gasto durante um tempo determinado.

Como fazer um bom fluxo de caixa?

O primeiro passo é distinguir o que são as saídas e as entradas do seu caixa. Vejamos:

  • Entradas: tudo o que você recebe com suas vendas e prestacao de servicos. Lembre-se de registrar isso, de forma detalhada, diariamente.
  • Saídas: são todos os valores gastos com despesas, outras saídas e fornecedores. As despesas são seus gastos administrativos, como internet, papelaria, telefone, água, luz, etc. Como o próprio nome já diz, gastos com fornecedores são os custos provenientes das compras junto aos parceiros. Por fim, as outras despesas são aquelas obtidas com pagamentos de títulos, prestações, etc.

Separando a origem destes valores, você chegará ao resultado do período que, nada mais é, que o produto da soma das entradas e, em seguida, reduzir das saídas.

Como faço para calcular o lucro?

Sabendo como fazer o fluxo de caixa, é a hora de saber se seu negócio está dando lucros ou trazendo prejuízos. Para isso, você precisará calcular o lucro, ou seja, aquilo que “sobra”após a redução de seus gastos.

O cálculo dos lucros deve ser obtido após uma análise criteriosa de tudo o que seu negócio registrou como gastos, mesmo que de menor valor. No final, identifique se o valor obtido com todos os pagamentos recebidos é maior ou menor que o montante total das despesas.

Caso o resultado seja inferior às despesas, seu empreendimento está tendo prejuízos. Se, pelo contrário, o montante recebido seguir superior, mesmo após deduzidos todos os gastos, a conta final indica que você está tendo lucro.

Estou tendo prejuízos, e agora?

Calma, pois, nem tudo está perdido! Identificando essa situação no início, é possível reverter e passar a ter lucro. Veja como:

  • reduzir despesas: lembra quando comentamos sobre a análise de todas as despesas, mesmo as menores? Pois bem, verifique onde sua empresa está gastando mais e o que é possível cortar.
  • alterar valores de serviços e produtos: a lei da concorrência reza que ganha o cliente quem apresenta o menor preço. De fato, mesmo que a margem de lucro do seu produto seja pequena, isso pode ser compensado pelo maior volume de venda. Mas, é preciso ter cuidado e bom senso na hora de precificar seu trabalho. Mesmo que o reajuste de preços seja a última alternativa, verifique se não está vendendo barato demais o seu produto.
  • aumente o volume de vendas ou serviços: quem não aparece não é lembrado! Quanto mais visível a sua marca, mais você venderá e, com isso, passará a ter lucros. Se o capital está curto para investir em propaganda paga, vá atrás de meios mais baratos, como as redes sociais e o infalível boca a boca.

Do que se trata o fluxo de caixa projetado?

Ao pedir um empréstimo junto a instituições financeiras, elas pedem um documento chamado “fluxo de caixa projetado”. Isso nada mais é do que a projeção de lucros e despesas do seu negócio.

A contração de empréstimos, inclusive, exige que o microempreendedor saiba controlar o que precisa pagar e receber nos próximos meses. Afinal, estará assumindo um compromisso financeiro que não deve ser deixado de lado.

Mas, o fluxo de caixa projetado não é importante, apenas, se o MEI vai pedir um empréstimo. Esse procedimento é essencial para a própria organização do negócio, pois, com ele, contas futuras estarão previstas e inseridas nas próximas despesas, assim como futuros recebimentos.

Suponhamos que sua empresa adquiriu um equipamento a prazo cuja primeira parcela vencerá em 60 dias. Insira essa despesa no fluxo de caixa projetado, a fim de reservar um valor específico para sua quitação.

Outra finalidade para a qual as projeções fazem a diferença diz respeito à articulação entre o tempo de recebimento dos clientes e o prazo para pagamento de fornecedores. É necessário que haja um equilíbrio para não haver hiatos em seu caixa.

Frisamos que é imprescindível que o MEI tire  um tempo, diariamente, para o preenchimento dessa planilha. Qualquer despesa ou recebimento deve ser registrado, além da cuidadosa análise de sua planilha. Só assim você conseguirá manter seu negócio funcionando de forma saudável.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS